ANJOS

CEMITERIO DAS IMAGENS

VAMPIROS

POESIA GOTICA

CRUZES E SEUS SIGNIFICADOS

cruz gotica

Conhecida como sendo uma das imagens com maior simbolismo no mundo, é natural que as cruzes sejam também uma dos desenhos mais tatuados. Carregada de simbolismo religioso e/ou espiritual, mas não só, a tatuagem de uma cruz pode variar em termos de forma e significado… talvez por isso mesmo seja uma tatuagem temporal.

cruzes goticas
A imagem e o simbolismo da cruz estende-se pelo mundo fora, passada de geração em geração, por algumas das civilizações mais antigas do mundo: desde os pagãos, celtas, babilônios e sírios, passando pelos azetecas, gregos e egípcios. Só a partir do ano 300 D.C. é que o Cristianismo reconheceu a cruz como um símbolo da sua – a verdade é que até então as cruzes eram usadas de forma decorativa (adornando paredes, joias e moedas) e representavam uma diversidade de coisas como por exemplo: um símbolo de proteção; representavam os órgãos sexuais feminino e masculino; ou as quatro direções (Norte, Sul, Leste, Oeste), entre outras.


Cruzes no corpo

cruz gotica

Embora sejam muitas vezes tatuadas sozinhas, as cruzes também estão intimamente ligadas a outros elementos que, não raras vezes, complementam a tatuagem de uma cruz. Corações sagrados, imagens de Jesus, mãos em oração, rosário, coroa de espinhas (simboliza religiosa), pombos (simboliza paz), anjos (homenagem a alguém já falecido), corações, flores, vinhas, borboletas (simboliza a ressurreição de Jesus), sol, estrelas, palavras ou versos retirados da bíblia, caveiras, nomes e datas (homenagem a alguém já falecido)… são apenas alguns dos muitos elementos que podem completar a tatuagem de uma cruz. Os locais do corpo mais populares para tatuar uma cruz são o pulso, a nuca, zona lombar, ombros e pés/tornozelos. Enquanto os homens preferem cruzes vistosas e de grandes dimensões; as mulheres são mais adeptas das cruzes pequenas e delicadas.

Artigos Relacionados